Música para bebês

Musicalização de bebês

" Crianças: elas dançam antes de aprender. Não há nada que não seja movido pela música."
William Stafford, poeta norte-americano do século XX

O curso
Música é emoção, sensibilidade, comunicação, conhecimento. A simples vibração dos sons tem o poder de acalmar, relaxar, tonificar. A combinação dos sons é um convite à expressão comunicativa das emoções e ao desenvolvimento da inteligência. As diversas atividades musicais - a escuta, o canto, a produção de sons instrumentais, individualmente e em grupo - são estímulos à criatividade e à comunicação na coletividade.

Desde os primeiros dias de vida, o ser humano está aberto a explorar todos esses caminhos. Está aberto a perceber, vivenciar e assimilar a linguagem dos sons e crescer com ela. O curso de Musicalização de Bebês se propõe a criar canais para enriquecer, em todos esses sentidos, a experiência de vida e a formação dos pequenos seres humanos. Tudo em um ambiente de descontração, brincadeira, descoberta, afetividade e alegria.

Os objetivos do curso são:

·         Sensibilizar a criança ao ambiente sonoro e à música.
·         Estimular o prazer de ouvir e fazer música.
·    Propiciar à criança a possibilidade de diversas formas de expressão: vocal, corporal, instrumental e do imaginário.
·    Trabalhar o potencial humano da criança desenvolvendo faculdades importantes para a vida, tais como concentração, atenção, integração ao grupo, autodisciplina e auto-estima.
·       Desenvolver qualidades especificamente musicais: percepção auditiva; percepção de elementos da linguagem musical; uso da voz, afinação; sentido rítmico, habilidades motoras, entre outras.
·         Sociabilizar por meio de práticas musicais coletivas.
·    Ampliar o horizonte cultural das crianças por meio do conhecimento de repertórios variados de música clássica, folclore, música popular e músicas do mundo.

Público-alvo
Bebês de 0 a 24 meses, acompanhados de mães, pais, babás ou outros responsáveis.

Conteúdo
·         Descoberta, escuta e produção de sons da voz e de diversas fontes sonoras:
o   Os timbres e alturas
o   Os ritmos
o   As melodias
·         Escuta de sons estruturados e peças musicais.
·         Expressão corporal: movimentos, toques, interações.
·         Atividades e brincadeiras diversas:
o   Canções
o   Danças
o   Jogos musicais interativos
o   Cantigas de roda
o   Sonorização de histórias
o   Teatrinho
o   Improviso e criatividade
o   Outras brincadeiras musicais coletivas.

Carga horária
Aula semanal, com uma hora de duração

Local
Atelier Musical Fernanda Bertinato
Av. Prof. Alfonso Bovero, 1014, sala 3, Vila Pompeia
São Paulo - SP
Tel. 3872 2019 / 9 9978 7640
fernandabertinato@yahoo.com.br

Professoras

Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Membro do grupo de pesquisa Ecotransd: ecologia dos saberes, transdisciplinaridade e educação. Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987),“Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.

Fernanda Bertinato - Bacharel em Música - Habilitação em Violão Erudito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Aperfeiçoou-se com o violonista escocês Paul Galbraith, um dos intérpretes mais prestigiados do cenário musical internacional, e em vários cursos de extensão na Europa e nos Estados Unidos, também com renomados instrumentistas e musicólogos. Paralelamente, desenvolveu estudos de alaúde com orientação da brasileira Carin Zwiling e do canadense Sylvain Bergeron.

Mantém atividade como solista e também participa de conjuntos de câmara (ao lado de instrumentos de cordas dedilhadas, flauta, canto e violino).


Lecionou História da Música na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Leciona História da Música e Música de Câmara na Faculdade Paulista de Artes (FPA). Mantém cursos de instrumentos de cordas dedilhadas, teoria musical, violão para educadores musicais, violão para mães e musicalização infantil e de bebês em seu estúdio em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário