Musicalização de bebês
" Crianças: elas dançam antes de aprender. Não há nada que não
seja movido pela música."
William Stafford, poeta norte-americano do século XX
O curso
Música é emoção, sensibilidade, comunicação, conhecimento. A simples vibração dos sons tem o poder de
acalmar, relaxar, tonificar. A combinação
dos sons é um convite à expressão comunicativa das emoções e ao
desenvolvimento da inteligência. As diversas atividades musicais - a escuta, o canto, a produção de sons
instrumentais, individualmente e em grupo - são estímulos à criatividade e à
comunicação na coletividade.
Desde os primeiros dias de vida, o ser humano está aberto a explorar
todos esses caminhos. Está aberto a perceber, vivenciar e assimilar a linguagem
dos sons e crescer com ela. O curso de Musicalização
de Bebês se propõe a criar canais para enriquecer, em todos esses sentidos,
a experiência de vida e a formação dos pequenos seres humanos. Tudo em um
ambiente de descontração, brincadeira, descoberta, afetividade e alegria.
Os objetivos do curso são:
·
Sensibilizar a criança ao ambiente sonoro e à música.
·
Estimular o prazer de ouvir e fazer música.
· Propiciar à criança a possibilidade de diversas formas de
expressão:
vocal,
corporal, instrumental e do imaginário.
· Trabalhar o potencial humano da criança desenvolvendo
faculdades
importantes para a vida, tais como concentração, atenção, integração ao grupo,
autodisciplina e auto-estima.
· Desenvolver qualidades especificamente musicais: percepção
auditiva; percepção de elementos da linguagem musical; uso da voz, afinação; sentido
rítmico, habilidades
motoras, entre outras.
·
Sociabilizar por meio de práticas musicais coletivas.
· Ampliar o horizonte cultural das
crianças por meio do
conhecimento de repertórios variados de música clássica, folclore, música popular e músicas do mundo.
Público-alvo
Bebês de 0 a 24 meses, acompanhados de mães, pais, babás ou outros responsáveis.
Conteúdo
·
Descoberta, escuta e produção de sons da voz e de
diversas fontes sonoras:
o
Os timbres e alturas
o
Os ritmos
o
As melodias
·
Escuta de sons estruturados e peças musicais.
·
Expressão corporal: movimentos, toques,
interações.
·
Atividades e brincadeiras diversas:
o
Canções
o
Danças
o
Jogos musicais interativos
o
Cantigas de roda
o
Sonorização de histórias
o
Teatrinho
o
Improviso e criatividade
o
Outras brincadeiras musicais coletivas.
Carga horária
Aula semanal, com uma hora de duração
Local
Atelier Musical Fernanda Bertinato
Av. Prof. Alfonso Bovero, 1014, sala 3, Vila Pompeia
São Paulo - SP
Tel. 3872 2019 / 9 9978 7640
fernandabertinato@yahoo.com.br
Professoras
Enny Parejo - Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano
pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela
pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França,
Espanha e Áustria). Membro do
grupo de pesquisa Ecotransd:
ecologia dos saberes, transdisciplinaridade e educação. Autora das obras “Musicalizar – uma
proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987),“Estorinhas
para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos
artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação
em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL
CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de
Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para
formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm
sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de
outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.
Fernanda
Bertinato - Bacharel em Música - Habilitação em Violão Erudito pela
Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências da Religião pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Aperfeiçoou-se com o
violonista escocês Paul Galbraith, um dos intérpretes mais prestigiados do
cenário musical internacional, e em vários cursos de extensão na Europa e nos
Estados Unidos, também com renomados instrumentistas e musicólogos.
Paralelamente, desenvolveu estudos de alaúde com orientação da brasileira Carin
Zwiling e do canadense Sylvain Bergeron.
Mantém atividade como solista e também participa de
conjuntos de câmara (ao lado de instrumentos de cordas dedilhadas, flauta,
canto e violino).
Lecionou História da Música na Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Leciona História da Música e
Música de Câmara na Faculdade Paulista de Artes (FPA). Mantém cursos de
instrumentos de cordas dedilhadas, teoria musical, violão para educadores
musicais, violão para mães e musicalização infantil e de bebês em seu estúdio
em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário